LAMET
LABORATÓRIO DE METEOROLOGIA
Histórico
O Laboratório de Meteorologia (LAMET) foi criado pelo Conselhoo Universitário da UENF em dezembro de 2001. Entretanto, nos primeiros anos a equipe inicial se dedicou em estruturar o novo laboratório, iniciar as bases para pesquisa, com a proposição de projetos e publicação dos primeiros trabalhos científicos. Além disso, dedicou-se a formar o quadro de pessoal para a implantação definitiva. Em 2005 foi completado o número de pesquisadores e técnicos, e então, foi nomeado o primeiro chefe e dado início às atividades normais, tendo iniciado as obras do prédio que abrigaria o Laboratório, além dos equipamentos para pesquisa e formação do acervo de dados meteorológicos necessários ao seu funcionamento. Hoje o LAMET encontra-se perfeitamente instalado junto ao conjunto de prédios da UENF, em Macaé, funcionando regularmente.
Missão do LAMET
Promover o ensino, a pesquisa e a extensão em Meteorologia, com ênfase no desenvolvimento regional e nas energias renováveis.
Instalações do LAMET
O LAMET acha-se instalado na cidade de Macaé, como parte do campus avançado da UENF naquela cidade. O prédio que abriga o Laboratório foi construído com todas as facilidades para o desenvolvimento das atividades administrativas e acadêmicas. Dentre essas facilidades destacam-se: mobiliário especial, rede integrada de informática e comunicações de voz e dados, rede elétrica estabilizada, climatização e iluminação eficientes, serviço de impressão em rede, rede internet convencional e sem fio.
Foi montado um laboratório operacional, onde se faz a recepção, armazenamento e processamento de dados meteorológicos, recepção de imagens de satélites meteorológicos, processamento de modelos numéricos de previsão de tempo e controle de dados para fins de estudos de energias renováveis – solar e eólica.
O Laboratório conta com um sistema de aquisição e processamento de imagens de satélites GOES geoestacionários de alta resolução, um sítio de aquisição de dados composto por: uma estação meteorológica convencional montada em torre de 10 metros de altura, uma torre aerológica de 25 metros de altura, um aerogerador com capacidade de até 10 kW e uma estação micrometeorológica.