ENSINO
ENSINO >GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METEOROLÓGICA
Atualmente, diversos setores produtivos, sejam públicos ou privados, demandam profissionais, com sólida e ampla formação de conhecimentos na área de Ciências Atmosféricas. Assim, o curso de Engenharia Meteorológica da UENF visa formar engenheiros que possam atuar de maneira inovadora na área de Ciências Atmosféricas, nas soluções de problemas, manutenção e desenvolvimento de tecnologias, visando atender demandas regionais.
Para se formar, o aluno deverá cursar as disciplinas, realizar o estágio supervisionado, apresentar um trabalho de conclusão de curso e cumprir a carga horária das atividades acadêmicas complementares e de extensão.
A carga horária total do curso é de 4.040 horas/aula, distribuída em 10 semestres letivo. Acesse a matriz curricular aqui.
Importância do Curso
No passado a Meteorologia era vista com desconfiança pois havia a percepção de que se errava muito nas previsões do tempo. Hoje é evidente o reconhecimento da qualidade destas previsões, demonstrada pelo tempo que os vários meios de comunicação reservam para sua divulgação e comentários. Além disso, é grande a busca por informações precisas sobre o tempo e o clima nos aplicativos de celular. No entanto, muitos ainda não sabem que o Engenheiro Meteorologista faz muito mais do que a previsão do tempo. Entre suas habilitações pode-se citar:
-
Avaliar e quantificar recursos naturais da atmosfera, como a energia solar e a energia eólica;
-
Elaborar estudos e relatórios de impactos ambientais (EIA/RIMA);
-
Diagnosticar as variabilidades naturais do clima e prognosticar as mudanças climáticas com base em modelos determinísticos;
-
Diagnosticar a poluição do ar e prever a concentração e a dispersão dos poluentes na atmosfera;
-
Desenvolver e utilizar técnicas de sensoriamento remoto para gerar informações da atmosfera, dos oceanos e da superfície do planeta;
-
Desenvolver técnicas e gerar informações do tempo e do clima para finalidades agrícolas, de planejamento energético, de turismo, de lazer, entre outras.
-
Apoiar atividades de transporte aéreo, marítimo e terrestre, objetivando sua segurança e economia;
-
Interpretar e modelar as interações entre o oceano e a atmosfera e entre a biosfera e a atmosfera com vistas às aplicações práticas;
-
Interpretar e modelar o acoplamento entre os ramos atmosférico e terrestre dos ciclos hidrológico e biogeoquímico;
-
Apoiar as atividades da Defesa Civil, principalmente as de caráter preventivo;
-
Propor soluções de engenharia e arquitetura que garantam o conforto ambiental para o ser humano em suas habitações e ambiente de trabalho.